21 de dez. de 2006

Política, ética e afins

Não votei este ano. Na verdade votei nulo.
Não por que corriam correntes na internet ou por influência de outras pessoas. Votei nulo apenas por não ter um candidato que fosse merecedor do meu voto. Muita gente vai questionar: "você não votou, então não pode reclamar!", eu me pergunto: "porque não?". Não votar também é uma forma de exerce minha democracia, tenho direito igual a qualquer um cidadão que votou ou não. Não vou defender aqui os neoliberais, pois odeio o tipo de política liberal ou neoliberal, mas também não vou defender a nossa pseudo-esquerda que está no poder, pois fiquei decepcionado.
Como definir que alguém vai ser honesto e ético? Somos seres humanos e o poder corrompe algumas pessoas.
O fato não é defender ou ofender, mas tentar entender o porquê da bandalheira política que se encontra (e sempre se encontrou) nosso país. Lembro que a alguns dias recebi um e-mail sobre o filme Turistas e a idéia de boicotá-lo, o que achei uma babaquice. Faço um grande contraponto com nosso momento atual sobre o aumento dos nossos "queridos" deputados. Como defender um país que tem a falta de ética como um dos seus princípios fundamentais?
Crescemos nos aproveitando das pequenas coisas. Começamos a não respeitar o que é dos outros. Depois nos aproveitamos das pequenas situações. Vamos ao supermercado e pegamos a fila de 20 produtos com 21 na mão; mesmo sabemos que estacionamos o carro em lugar proibido pedimos o guarda para aliviar, não devolvemos o livro para a biblioteca (ainda existe gente que faz isso) ou rabiscamos e até mesmo arrancamos a parte que nos interessa; furamos a fila do cinema, do show, do elevador, do ônibus e achamos isso normal. Vivemos a frase: "O mundo é dos espertos." Mas quando um desses espertos aumenta o seu próprio salário nos indignamos, queremos quebrar, queremos matar. Se você tivesse no lugar deles concordaria com o aumento?
Não estou aqui para defender. Acho que devemos nos organizar e brigar contra, mas penso que não funciona se não mudarmos nossa postura, nossos conceitos éticos. Enquanto achar que o meu problema é maior que o problema de outro nada vai mudar. Continuaremos educando nossos filhos sobre essa ótica, sobre o jeitinho brasileiro.
Não sei se é pior ser visto lá fora da forma que somos ou querer esconder isso e não enxergarmos o Brasil da forma que é: violento, desonesto, injusto, entre outros. País bom de viver, mas que seria melhor se os cidadãos enxergassem esses problemas e usa-los como força de mudança.
Defendo que a partir do primário os alunos tivessem aula de ética, substituindo a educação religiosa (que nem sei se ainda é ministrado). Alguns colégios particulares já contam com essa aula, mas acho que o governo não aprovaria porque criaria pessoas com um senso crítico maior e não haveria espaço para pessoas de baixo caráter.

Os comentários são poucos, mas agradeço a galera que lê nosso desabafo e que critica ou concorda e com isso desabafa também. Estarei em um mini recesso do trabalho, mas apesar de querer tirar férias do PC, vou aparecer aqui para escrever mais. Abraço grande a todos.
As dicas de hoje não tem muito a ver com o tema, não deu tempo de pesquisar meus arquivos mentais direito.
Filme:
O senhor das armas
Livro:
O grande Mentecapto - Fernando Sabino
Música:
Tás a ver - Gabriel o Pensador

Um comentário:

Anônimo disse...

Ética!
Palavra difícil, né... Como é o ser humano!!! Ele precisa de aula de ética, para aprender a pensar de forma parcimoniosa. Aprender a pensar que existem espaços, limites, caminhos, meios, enfim, aprender que ética se faz com respeito e cria o bom senso!
O país "democrático" é refém do poder ante ético dos que mandam e da impunidade dos que obdecem. Ser ético é se indignar com os fatos que são relatados pelos veículos de comunicação, ler e-mails de concorrentes ideológicas, ou até mesmo comentar num blog! Mas ninguém é ético quando aceita as situações impostas!
Governo, escolas, educação, salários, aumentos, correntes... A ética deve estar presente no intermédio entre essas variantes!
Desculpe, mas tenho que ir. Preciso aprender pq não posso aumentar meu próprio salário de forma abusiva...