20 de fev. de 2007

Turistas

Estava eu curtindo minha segunda de carnaval em casa quando de repente entro no MSN e encontro minha querida amiga Vanelly on-line. Ela me convida para tomar uma cerva no Mercado Central de BH e dar um rolé. Nos encontramos, mas o mercado estava fechado e fomos passear no shopping. Depois de comida japonesa e muito fliperama (quanto tempo não fazia isso!!!!) fomos assistir ao polêmico "Turistas".

Não gosto de criticar sem conhecer. Juro q se não fosse todo o marketing boicotista (nem sei se essa palavra existe) não teria ido ver. Esse tipo de filme encaixa no filão que detesto muito: terrorzinho infanto juvenil norte-americano B. Só não detesto mais do que: comediazinha romântica infanto juvenil norte-americana.

O filme é idiota. Erros de continuidade, exagero, atores "bobildos" e diversas outras babaquices que fazem mais rir do que levar o filme a sério. Mas denegrir, nem tanto.

Mostra um pouco da verdade (digite turistas na busca da folha on-line que você vai ver um monte de matérias recentes sobre assaltos e outros crimes contra turistas). A parte do roubo de órgão é forçada e o vilão é tão caricato que soa ridículo. O vilão Zamora é um médico anti-imperialista que rouba os órgãos de turistas como contrapartida aos anos de sofrimento exploração das nações desenvolvidas e blá, blá, blá......... Ele é um misto de altruísta e psicopata. Mistura estranha.

Algumas personagens são idiotas e estereotipados, mas não menos que algumas novelas da globo. Mostra também várias pessoas legais, como o kiko que começou fodendo os turistas e se arrependeu. A moça que trabalha com o vilão que os alerta. O índio que no final deixa os garotos fugirem.

Os brasileiros falam português mesmo, recheados de "porras" e outros palavrões. As locações são maravilhosas e não falam o lugar onde foi filmado.

Acho que não podemos culpar totalmente os "turistas" por essa visão sobre o Brasil. Mulheres, carnaval e sexo foi como o Brasil começou a ser divilgado pelas agências de viagens. Redes de prostituição envolvendo hotéis de luxo, autoridades, companhias de viagens são formadas em diversos lugares do Brasil, envolvendo muitas vezes menores de idade. Nossa produção cinematográfica (principalmente a antiga pornochanchada) contribuiu para isso, além de outras produções televisivas (principalmente as globais). Veja o nosso carnaval. Se alguém se importasse mesmo, proibiriam o toples e exposição do corpo nos desfiles das escolas de samba (não falo de proibição do governo, mas das próprias escolas de samba).

No fim das contas o filme denigre menos do que algumas novelas ou a programação da TV Senado. Ou o próprio noticiário sobre essa República das Bananas.

Tentamos nos enganar e achar que o Brasil tem alguma importância no cenário internacional. Mas não tem. Os turistas vão continuar nos visitando atrás de sexo e outras coisas menos importantes que nossas paisagens magníficas.

Acho que os Simpsons denegriu mais do que esse filme. Na verdade adoro os episódios onde eles detonam a Austrália, o Japão, os EUA, a China........

Assista sim o filme, pois se você não der dinheiro para esse produção dará para uma outra do mesmo estúdio falando mal de outro país ou outra produção tão babaca quanto essa.

Indico a matéria: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u68544.shtml

Nenhum comentário: